São Paulo lidera redução na fila, enquanto Recife apresenta maior tempo de espera
A fila para obtenção do visto norte-americano de turismo e negócio (modalidade B1/B2) teve uma queda significativa em diversas cidades do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, o tempo de espera foi reduzido pela metade, passando de 571 para menos de 300 dias, de acordo com informações do consulado.
Essa tendência de diminuição na fila também foi verificada em outras regiões emissoras do visto, como Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. No Rio de Janeiro, a menor fila do país, o tempo de espera atual é de apenas 126 dias, enquanto em Recife o prazo chega a quase 300 dias.
Até o dia 4 de julho de 2023, os tempos de espera para a realização da entrevista nas embaixadas e consulados brasileiros estavam assim: São Paulo (251 dias), Rio de Janeiro (126 dias), Brasília (154 dias), Porto Alegre (273 dias) e Recife (296 dias). Para os que precisam renovar o visto, os prazos continuam baixos, variando de 1 a 21 dias nas diferentes cidades.
Segundo o advogado de imigração Felipe Alexandre, da AG Immigration, as medidas adotadas pela Embaixada dos EUA no Brasil, como a contratação de mais oficiais consulares para ampliar a capacidade de atendimento, têm surtido efeitos práticos.
Além disso, desde 17 de junho, a emissão do visto americano B1/B2 ficou mais cara, com a taxa aumentando de US$ 160 para US$ 185. Outras categorias de vistos também sofreram reajustes. O governo americano justificou que o aumento foi necessário para adequar as receitas aos custos do atendimento, que não estavam sendo cobertos. Vale ressaltar que os valores poderiam ter sido ainda maiores se não houvesse uma revisão na proposta original.