O renomado técnico português, Jorge Jesus, está de volta ao Al-Hilal, clube saudita onde já trabalhou entre 2018 e 2019 antes de sua passagem pelo Flamengo. Após encerramento de seu contrato pelo Fenerbahçe, Jesus, de 68 anos, foi oficialmente anunciado como o novo treinador da equipe saudita. Seu contrato terá validade até o final da temporada 2023/24.
Jorge Jesus foi cogitado como possível treinador da seleção da Arábia Saudita, mas, ao mesmo tempo, havia expectativas de que ele seria contratado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a seleção brasileira. No entanto, optou por retornar ao Al-Hilal, assumindo o cargo deixado pelo argentino Ramón Díaz, que saiu por questões pessoais.
https://www.instagram.com/reel/CuKz6CtMb8k/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
O Al-Hilal considerou outros nomes para o cargo antes de fechar com Jorge Jesus. Tite, ex-técnico da seleção brasileira, foi cogitado, mas recusou as ofertas. José Mourinho, treinador português da Roma, e Massimiliano Allegri, comandante italiano da Juventus, também foram alvos do clube saudita. No entanto, foi Jesus quem conquistou a preferência da diretoria.
Durante sua primeira passagem pelo Al-Hilal, Jorge Jesus obteve um excelente desempenho, com 19 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 25 jogos disputados entre agosto de 2018 e janeiro de 2019. Ele também conquistou a Supercopa da Arábia Saudita durante seu trabalho no clube. No entanto, divergências com a diretoria levaram à sua demissão. Meses depois, o técnico português assumiria o comando do Flamengo.
O Al-Hilal, clube mais popular e com maior receita na Arábia Saudita, foi o adversário do Flamengo na última edição do Mundial de Clubes. Durante a atual janela de transferências, o clube já anunciou duas contratações de destaque: o meio-campista português Rúben Neves, ex-Wolverhampton, e o zagueiro Koulibaly, ex-Chelsea. Além disso, Bernardo Silva, do Manchester City, e Verratti, do PSG, são alvos que estão sendo buscados pelo Al-Hilal.
Na última temporada, Jorge Jesus comandou o Fenerbahçe, acumulando 36 vitórias, 10 empates e oito derrotas em um total de 54 partidas. Ele foi vice-campeão turco e conquistou a Copa da Turquia. Já o Al-Hilal terminou como vice-campeão do Mundial de Clubes e alcançou a terceira posição na liga saudita. Com o retorno de Jesus, o clube saudita busca consolidar sua posição de destaque e conquistar títulos expressivos nas competições futuras.