São Paulo/SP – A Polícia Federal em São Paulo iniciou nesta quarta-feira (5/7) a Operação Ciclo Fechado nos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. A ação é resultado de uma investigação que apura possíveis crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de capitais ocorridos durante as eleições de 2022.
O alvo da investigação é um candidato que concorreu à Presidência da República e à Câmara dos Deputados, juntamente com seu sócio. Segundo as informações levantadas, eles teriam feito doações milionárias para as campanhas, sendo que grande parte desses valores foi posteriormente transferida para as empresas das quais são sócios.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas supostamente envolvidas. A Operação Ciclo Fechado visa reunir provas e evidências para dar continuidade às investigações.
A Polícia Federal ressalta a importância do combate a crimes eleitorais e lavagem de capitais, visando garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral. A operação é realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes Financeiros e Anticorrupção (DELEFIN) em conjunto com a Delegacia de Repressão a Crimes Eleitorais (DELELEC) e conta com o apoio de outras unidades da Polícia Federal.
Para mais informações, a Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo está disponível através do telefone (11) 3538-5013 e do e-mail scs.srsp@pf.gov.br.