POLÍCIA CIVIL PRENDE LÍDER DE FACÇÃO CRIMINOSA BAIANA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Na tarde desta terça-feira (16), policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam Ramon Santos de Souza, apontado como uma liderança de uma facção baiana. A operação ocorreu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Ramon Santos de Souza estava sendo procurado pela Justiça da Bahia por envolvimento inicial em roubos a bancos, mas teria migrado para o tráfico de drogas. A ação para capturá-lo foi conduzida pela 5ª Delegacia de Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Bancos).

Inteligência policial indicou que Ramon estava temporariamente na região de São Bernardo do Campo, e os agentes conseguiram localizar o apartamento onde ele se encontrava. O local foi cercado para evitar qualquer tentativa de fuga ou resistência.

A polícia destacou que a facção à qual Ramon pertence é uma das precursoras do chamado “Novo Cangaço”, conhecido por invadir cidades, atacar órgãos de segurança pública e explodir bancos para realizar roubos.

A quadrilha incluía parentes de Ramon, como seu irmão Ricardo Santos de Souza, condenado a mais de 50 anos de prisão pelo roubo ao Banco do Brasil em Bacabal, Maranhão, ocorrido em 2018. Mesmo detido, Ricardo exercia influência na organização criminosa, especialmente na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

Ramon Santos de Souza foi encaminhado às autoridades competentes e está à disposição da Justiça para os procedimentos legais.

Texto sob supervisão.

Viaturas da Polícia Civil em São Paulo Divulgação/Polícia Civil