Oito Vezes Imbatível! O astro Lionel Messi conquista sua oitava Bola de Ouro

Argentino é premiado como jogador do PSG e do Inter Miami, dos EUA, pela primeira vez; brasileiro Vinicius Jr. alcança sua melhor colocação desde 2017

O jogador argentino Lionel Messi alcançou um feito notável ao receber, pela oitava vez em sua carreira, a Bola de Ouro, o prestigioso prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo. Enquanto isso, o único brasileiro na lista, Vinicius Junior, garantiu a sexta posição, marcando um destaque significativo.

Messi, que brilhou tanto no Paris Saint-Germain (PSG) quanto na seleção argentina, impressionou ao anotar 38 gols e fornecer 25 assistências em 54 partidas na última temporada, o que culminou em sua consagração. Vale ressaltar que o argentino recebeu o prêmio tanto como atleta do clube francês quanto do Inter Miami, equipe dos Estados Unidos à qual está atualmente vinculado. Esta é a primeira vez que um jogador atuando fora da Europa recebe a tão cobiçada Bola de Ouro.

Além do título individual, Messi também somou à sua impressionante lista de conquistas a vitória na Copa do Mundo no Qatar, assim como os troféus do Campeonato Francês e a Supercopa da França.

O astro do futebol estende ainda mais sua liderança como o jogador mais vezes agraciado com a Bola de Ouro, com um total de oito, três a mais que Cristiano Ronaldo, que acumula cinco.

Erling Haaland e Kylian Mbappé completaram o pódio, ocupando respectivamente o segundo e terceiro lugares na classificação liderada por Messi.

Vinicius Jr. conquistou uma posição de destaque, sendo o brasileiro mais bem colocado na Bola de Ouro desde 2017, quando Neymar ficou em terceiro lugar. Além disso, o atacante do Real Madrid recebeu o Prêmio Sócrates em reconhecimento ao seu envolvimento em projetos sociais. No ano anterior, o jogador ficou em oitavo lugar na premiação.

Em um discurso emocionado, Messi expressou sua gratidão e compartilhou: 

“Tenho que dar os parabéns a todos os que foram nomeados para este prêmio. Compartilho com os meus companheiros de seleção. Todo o grupo, a comissão técnica e todos os envolvidos participaram deste feito histórico de ganhar a Copa do Mundo. Também parabenizo para Erling [Haaland], Kylian [Mbappe] e Kevin [De Bruyne] pelas temporadas fantásticas. Muitos de vocês são jovens e já conquistaram muito, mas o nível permanecerá”

 

Messi também fez questão de dedicar o prêmio à sua família, esposa e filhos, além de homenagear Diego Maradona, cujo aniversário coincidia com a premiação.

“Quero dividir esse troféu com a minha família, meus filhos e minha esposa, que esteve comigo nos bons e maus momentos da minha carreira. Quero mencionar também o Diego Maradona. Hoje é aniversário dele e isto é para ele também. Feliz aniversário de toda a Argentina”, acrescentou o emocionado atleta.

 

Segue abaixo a lista completa das posições finais da Bola de Ouro de 2023:

1 – Lionel Messi

2 – Erling Haaland

3 – Kylian Mbappé

4 – Kevin De Bruyne

5 – Rodri

6 – Vinicius Junior

7 – Julián Álvarez

8 – Victor Osimhen

9 – Bernardo Silva

10 – Luka Modric

11 – Mohamed Salah

12 – Robert Lewandowski

13 – Yassine ‘Bono’ Bounou

14 – Ilkay Gundogan

15 – Emiliano ‘Dibu’ Martínez

16 – Karim Benzema

17 – Khvicha Kvaratskhelia

18 – Jude Bellingham

19 – Harry Kane

20 – Lautaro Martínez

21 – Antoine Griezmann

22 – Kim Min-Jae

23 – André Onana

24 – Bukayo Saka

25 – Josko Gvardiol

26 – Jamal Musiala

27 – Nicoló Barella

28 – Martin Odegaard

29 – Kolo Muani

30 – Rúben Dias

 

Eis os maiores vencedores da Bola de Ouro:

Lionel Messi (8)
Cristiano Ronaldo (5)
Michel Platini, Johan Cruyff e Marco Van Basten (3)
Franz Beckenbauer, Ronaldo, Di Stéfano, Kevin Keegan e Karl-Heinz Rummenigge (2)