Primeira composição da Linha 17-Ouro foi entregue na China e chegará ao Brasil em julho
Na noite desta sexta-feira (26), foi apresentado o primeiro trem que integrará a Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. Fabricado na cidade de Guang’an, na China, o veículo é parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô à multinacional Build Your Dreams (BYD).
As imagens divulgadas pelo Governo de São Paulo revelam o aspecto moderno e funcional do novo trem, que chegará ao Porto de Santos em julho deste ano, após sua fabricação. O cronograma estabelecido prevê a chegada do segundo trem ainda em 2024, com os demais sendo entregues no Brasil gradualmente até 2025.
A previsão é que a obra bruta da Linha 17-Ouro seja concluída até 2025, com a abertura da linha para operação prevista somente para 2026. Uma vez em funcionamento, o trecho ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, beneficiando cerca de 100 mil pessoas diariamente.
Características do novo veículo
As composições do monotrilho são compostas por cinco carros interligados, equipados com sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância e sistema de comunicação audiovisual. Cada carro possui quatro portas de 1,6 metros de largura, seguindo as normas de acessibilidade para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Além disso, o sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e a sinalização CBTC permitem uma maior aproximação entre os trens, reduzindo o intervalo de circulação e aumentando a capacidade da linha. As baterias de tração funcionam como fonte de energia reserva, garantindo que o trem chegue à próxima estação em caso de interrupção no fornecimento de energia, priorizando a segurança dos passageiros.
O monotrilho utiliza vigas de concreto de 800 mm de largura como base, enquanto o sistema de tração com motores elétricos contribui para a redução de emissões de poluentes, promovendo um transporte mais ecologicamente correto.