Nesta terça-feira (4), o plenário do Senado aprovou as indicações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cúpula do Banco Central (BC). Gabriel Galípolo, economista e ex-secretário da Fazenda, e Ailton de Aquino Santos, advogado e servidor de carreira do BC, serão os primeiros escolhidos por Lula a integrar a diretoria da instituição.
Essas nomeações representam a primeira contribuição de Lula para a composição da diretoria do Banco Central, juntamente com os demais indicados durante o governo de Jair Bolsonaro. O Banco Central é composto por oito diretorias, cada uma responsável por áreas específicas, além da presidência ocupada atualmente por Roberto Campos Neto.
Essa cúpula de nove executivos desempenha um papel crucial no comando das principais atividades do Banco Central, que incluem o controle dos juros, da inflação, da emissão e circulação do dinheiro, o mercado de câmbio, bem como a regulação dos bancos e do sistema financeiro como um todo.
Destaca-se que essa mesma diretoria forma o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por analisar a situação econômica do país e decidir sobre a Selic, a taxa básica de juros do país.
Gabriel Galípolo, economista com vínculos com o PT e que ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda no governo Lula, assumirá a Diretoria de Política Monetária (Dipom). Já Ailton de Aquino Santos, servidor de carreira do BC desde 1998, assumirá a Diretoria de Fiscalização (Difis).
Além dessas nomeações, vale mencionar os outros membros da atual cúpula que comanda o Banco Central:
Presidência: Roberto Campos Neto
Diretora de Administração (Dirad): Carolina de Assis Barros
Diretor de Política Econômica (Dipec): Diogo Abry Guillen
Diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos (Direx): Fernanda Magalhães Guardado
Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta (Direc): Maurício Costa de Moura
Diretor de Regulação (Dinor): Otávio Ribeiro Damaso
Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução (Diorf): Renato Dias de Brito Gomes