O mês de julho é marcado pelo Julho Amarelo, período destinado à conscientização sobre as hepatites virais. Para reforçar essa campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana está intensificando as atividades educativas, vacinação e testes rápidos nas unidades de saúde.
As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, podendo causar alterações leves, moderadas ou graves. Segundo a enfermeira referência técnica Telma Nandiara, a transmissão da doença pode ser evitada por meio de medidas simples.
“Sempre orientamos para não compartilhar objetos perfurocortantes, como seringas, lâminas e alicates. Além disso, destacamos a importância da vacina contra a hepatite B, que é uma aliada na prevenção”, ressaltou.
Atualmente, o Programa Municipal de Hepatites Virais acompanha 1.385 pacientes, que recebem atendimento no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda. Esses pacientes são cadastrados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos, hematologistas, infectologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos.
Ao longo de todo o ano, a população pode procurar as unidades de saúde para receber a vacina contra a hepatite B e realizar testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C.
A conscientização sobre as hepatites virais é essencial para promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. O Julho Amarelo em Feira de Santana visa informar e engajar a população nessa luta contra as hepatites, buscando a promoção da saúde e o bem-estar de todos.