HOSPITAL AMPLIADO E EQUIPE PREPARADA: MICARETA DE FEIRA PROMETE SUPORTE MÉDICO DE QUALIDADE

A preparação para a Micareta de Feira deste ano contemplou importantes inovações na estrutura de saúde, visando garantir um ambiente seguro e oferecer suporte médico adequado aos foliões. O hospital do circuito, por exemplo, teve sua área ampliada de 500m² para 624m², representando um aumento de 60% na oferta de leitos, o que prometeu agilizar e aprimorar o atendimento.

Segundo a secretária de saúde, Cristiane Campos, dos 24 leitos disponíveis, dois foram destinados a emergências obstétricas e outros dois para a sala vermelha. A equipe, composta por 210 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bucomaxilofacial e assistentes sociais, esteve totalmente empenhada em assegurar todo o suporte necessário aos pacientes.

“A localização do hospital permaneceu entre o cruzamento das Avenidas João Durval e Presidente Dutra. Além dessa estrutura, tivemos o posto de atendimento, localizado entre a Rua Vasco Filho e a Presidente, na região próxima à rodoviária. Lá tivemos cinco leitos de observação e um de sala vermelha. Toda a nossa equipe foi preparada para atender quem precisasse”, destacou Cristiane Campos.

O hospital foi dividido em dois módulos: o de Vigilância em Saúde, abrangendo os setores de endemias, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vigilância Sanitária, testagem rápida para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e entrega de preservativos; e o segundo, destinado para atendimentos de urgência e emergência, com recepção, triagem e os leitos.

Durante todo o percurso, seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital da Mulher e da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram à disposição para possíveis emergências.

“Todos puderam e deviam aproveitar, com moderação. A assistência de saúde foi garantida. No circuito Charles Albert, na Kalilândia, também foi disponibilizada uma equipe de saúde e ambulância para dar suporte. Pacientes em estado crítico, a depender da complexidade, foram encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais ou o Hospital Geral Clériston Andrade”, pontuou a secretária.

Horário de Funcionamento

Durante a festa, o atendimento no circuito foi realizado na quinta-feira, das 16h às 4h; sexta-feira e sábado, das 12h às 4h da manhã; e domingo, das 8h às 4h da madrugada de segunda-feira, com continuidade até o meio-dia durante o arrastão que encerrou a Micareta 2024.

Conforme decreto municipal, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as Equipes de Atenção Primária (EAPs) funcionaram nesta quinta-feira (18), de 8h às 13h, e só abriram na segunda-feira (22), a partir das 13h. No entanto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas municipais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionaram 24h, sem interrupções.

Por: PMFS
 
 
 
 
 
 

Foto: Danielly Freitas / PMFS