GOOGLE BLOQUEARÁ ANÚNCIOS DE POLÍTICOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE OUTUBRO

O Google anunciou nesta quarta-feira (23) que não permitirá mais a veiculação de anúncios políticos durante as eleições municipais de outubro. Essa medida está aprovada com a resolução aprovada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que visa restringir o uso de inteligência artificial (IA) e restringir a circulação de informações falsas ou descontextualizadas.

De acordo com o Google, essa restrição aos anúncios políticos entrará em vigor a partir de maio, conforme as resoluções do TSE se tornarem efetivas. A empresa enfatizou seu compromisso com a integridade das eleições, destacando que continuará a dialogar com as autoridades sobre esse assunto.

Segundo as regras do TSE, as redes sociais devem adotar medidas para evitar ou reduzir a disseminação de informações falsas ou descontextualizadas. As plataformas que não removerem conteúdos antidemocráticos, como discursos de ódio, serão responsabilizadas.

Além disso, a resolução regulamenta o uso de inteligência artificial durante as eleições municipais, proibindo a manipulação de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidatos. Também foi aprovada a restrição do uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais.

O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

 

Fonte: Agência Brasil

© Arquivo Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos reservados