FUTEBOL À FRENTE DA TRAGÉDIA? LULA É CRITICADO POR COMENTÁRIO SOBRE FUTEBOL EM MEIO A CHUVAS DEVASTADORAS NO RS

O Presidente Lula (PT) enfrentou críticas nas redes sociais após falar sobre futebol ao chegar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (3), em um momento em que o estado vivencia uma tragédia decorrente das fortes chuvas dos últimos dias.

Segundo dados da Defesa Civil e das prefeituras, já foram confirmadas 32 mortes no estado, com 74 pessoas ainda desaparecidas. Cerca de 7.165 pessoas estão em abrigos, enquanto outras 17.087 foram desalojadas e 56 ficaram feridas em 235 municípios atingidos.

Lula estava no Rio Grande do Sul para um encontro com o governador, Eduardo Leite (PSDB), que vinha cobrando publicamente ações do presidente nas redes sociais.

Ao ser abordado pela imprensa após desembarcar, Lula declarou aos jornalistas que está “torcendo pelo Grêmio e pelo Internacional”, em referência aos principais times do estado. O momento foi registrado em vídeo que circula nas redes sociais.

As críticas à declaração de Lula foram amplamente divulgadas, com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) classificando a fala do petista como “surreal” e uma atitude desconsiderada diante da gravidade da situação no Rio Grande do Sul.

O presidente também foi alvo de críticas da deputada Bia Kicis (PL-SP), que lamentou a suposta falta de consideração de Lula com o povo gaúcho diante da tragédia em curso.

Além dos parlamentares, diversas críticas foram replicadas em perfis nas redes sociais, destacando a insensibilidade do presidente diante da maior catástrofe meteorológica da história do estado, segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.

Foto: Ricardo Stuckert/PR