O estande de Testagem Rápida da Micareta de Feira de Santana, uma das iniciativas do Governo da Bahia para o evento, abriu suas portas na última quinta-feira (18) e funcionou até domingo (21) pelas ruas do município baiano. Localizado na rua próxima à antiga revendedora de carros Norauto, o estande funcionou das 14h às 2h.
Durante o período de funcionamento, os foliões puderam realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. Em caso de teste positivo, o paciente contava com assistência social e encaminhamento para consulta posterior. O estande tinha capacidade para realizar cerca de 1.000 testes por dia. No ano de 2023, foram realizados mais de 4 mil exames durante a micareta.
Equipes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), também distribuíram 500 mil preservativos e material educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) tanto no estande quanto pelos circuitos da micareta. A distribuição teve início na quarta-feira (17), na saída do bloco Zero Hora.
Investimento
Além do estande de Testagem Rápida, o Governo da Bahia realizou outras ações de assistência e fiscalização da saúde durante a Micareta de Feira. Ao todo, cerca de R$ 800 mil foram investidos na folia.
A assistência contou com 470 plantões na rede estadual, incluindo vigilância, fiscalização e administrativo, um número 104% maior que em 2023. Houve ampliação na frota de ambulâncias, incluindo uma nova do tipo UTI, e reforço no estoque de medicamentos e insumos.
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) ainda contou com um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que poderia ser acionado em caso de acidentes graves, com capacidade para atender a 45 pessoas simultaneamente. Além do HGCA, o Hospital Estadual da Criança (HEC), a Policlínica Regional de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estiveram recebendo pessoas que necessitavam de atendimento.
Equipes da Corregedoria da Saúde atuaram nas unidades, conferindo escalas de plantão e jornadas de trabalho, e a Ouvidoria da Saúde esteve a postos para avaliar o atendimento ao cidadão.