Odessa, Ucrânia – Um dos marcos icônicos da cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, foi reduzido a cinzas em um ataque devastador na segunda-feira (29). O prédio da Academia de Direito de Odessa, carinhosamente apelidado de “Castelo do Harry Potter” devido à sua semelhança com a famosa fortaleza mágica dos filmes, foi alvo de mísseis russos em uma escalada de violência que deixou quatro mortos e 27 feridos, de acordo com o governador regional Oleh Kiper.
A ofensiva russa, que intensificou-se nos últimos dias, coincide com a expectativa da Ucrânia por suprimentos militares prometidos pelos Estados Unidos e pela Europa. Enquanto as tropas ucranianas aguardam reforços, encontram-se desarmadas e enfrentam dificuldades para conter os avanços das forças russas. Recentemente, foram forçadas a recuar taticamente de três aldeias no Leste do país.
O ataque desta segunda-feira visou não apenas o “Castelo do Harry Potter”, mas também edifícios residenciais e infraestrutura civil em Odessa, demonstrando a brutalidade da ofensiva russa e suas consequências devastadoras para a população local.
Enquanto isso, o ministério da Defesa da Rússia anunciou a tomada da aldeia de Semenivka, acrescentando uma nova dimensão à escalada do conflito. Enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, relata a chegada lenta, mas gradual, de suprimentos ocidentais, a incerteza e a tensão persistem nas regiões afetadas pelo conflito.