A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, anunciou, durante uma cerimônia em Salvador, a instalação de um complexo industrial em Camaçari, na Bahia. O evento contou com a presença da vice-presidente global da marca, Stella Li, e representantes do governo estadual. A gigante asiática investirá cerca de R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos na construção de três fábricas no complexo, gerando aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos. Além de veículos de passeio, o local produzirá chassis de ônibus e caminhões elétricos, bem como baterias.
A BYD assumirá as instalações da Ford em Camaçari, que era a última fábrica da montadora americana no Brasil. A Ford já vendeu suas instalações em Taubaté (SP) e São Bernardo do Campo (SP) após anunciar o fim de sua produção local em 2021. Embora o acordo entre a BYD e a Ford ainda não tenha sido oficialmente anunciado, engenheiros da empresa chinesa já estiveram no local realizando inspeções na última semana.
O planejamento inicial do complexo industrial prevê a produção de 30 mil veículos, podendo chegar a uma capacidade de 150 mil unidades por ano. A BYD fabricará veículos tanto para o mercado interno quanto para exportação. Os modelos SUV híbrido Song e o hatch médio Dolphin são os mais cotados para iniciar a produção.
Stella Li, vice-presidente global da BYD e CEO da BYD Américas, destacou a importância desse momento para a empresa nas Américas, afirmando que as novas fábricas no Brasil permitirão a aceleração da eletromobilidade no país, contribuindo para combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
De acordo com o cronograma, todas as unidades começarão a ser implantadas ainda este ano, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024.
Além dos veículos mencionados, a BYD também produzirá no complexo baiano uma picape, o subcompacto elétrico Seagull e um quinto modelo inédito. A meta da empresa é participar do mercado de veículos urbanos, oferecendo um carro elétrico a um preço máximo de R$ 110 mil. O Seagull, por exemplo, será importado e estará disponível para venda a partir do primeiro trimestre de 2024.
No que diz respeito aos incentivos e acordos, a BYD teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes do governo federal na Bahia na semana passada. A empresa solicitou a concessão do porto de Aratu, que anteriormente era ocupado pela Ford, e também pediu uma revisão das condições de produção, incluindo questões tributárias. Lula teria se comprometido a visitar a fábrica durante sua inauguração ou início da produção.
O Estado da Bahia concederá incentivos fiscais até dezembro de 2032, de acordo com a legislaçãotributária estadual, como parte do apoio para viabilizar o empreendimento. Além disso, foi anunciada a isenção de IPVA para veículos elétricos fabricados na Bahia, com valor de até R$ 300 mil.
A BYD assumiu compromissos importantes no processo, incluindo a elaboração de um plano de negócios detalhado, a capacitação de mão de obra local e a implantação de um intercâmbio de trabalhadores entre os dois países. A empresa também priorizará a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para realizar as obras civis, contratação de serviços e aquisição de insumos, promovendo assim o desenvolvimento da cadeia produtiva local.
Com a instalação desse complexo industrial, a BYD fortalece sua presença no Brasil desde 2015, quando começou a operar no país. A empresa já possui fábricas em Campinas, onde produz chassis de ônibus elétricos, e em Manaus, onde fabrica baterias de fosfato de ferro-lítio. Agora, com a expansão para Camaçari, a BYD reforça seu compromisso com a eletromobilidade e a sustentabilidade, buscando impulsionar o mercado de veículos elétricos no país.
A iniciativa da BYD na Bahia representa um passo importante para a consolidação da indústria de veículos elétricos no Brasil, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a transição para um transporte mais limpo e sustentável.