BRASIL NA LISTA DOS 25 PAÍSES MAIS ATRATIVOS PARA INVESTIMENTOS

O Brasil voltou a figurar no ranking global dos países mais atraentes para investimentos, conforme revela o Índice de Confiança para Investimento Estrangeiro Direto, elaborado pela consultoria Kearney. O levantamento, realizado anualmente, coloca o país na 19ª posição entre as 25 nações mais bem cotadas para receber recursos nos próximos três anos.

A pesquisa, que entrevistou empresários em janeiro deste ano, destaca o interesse dos executivos das principais empresas globais em investir no Brasil. Em 2022, o país ocupou a 22ª posição, enquanto em 2023 ficou fora da lista.

O índice leva em consideração as perspectivas de investimento dos empresários para os próximos anos. Quanto melhor a posição, maior a probabilidade de os executivos aplicarem recursos no país. A pesquisa ouviu executivos de empresas com receitas anuais de pelo menos US$ 500 milhões, sediadas em 30 países e abrangendo todos os setores.

Embora a sondagem tenha sido realizada no início do ano, alguns acontecimentos subsequentes não foram considerados. Questões como aumento das tensões entre Israel e Irã, mudança na perspectiva de redução de juros nos Estados Unidos e alteração das metas fiscais do Brasil ganharam destaque após a pesquisa.

A liderança do ranking permanece com os Estados Unidos, seguido pelo Canadá, China, Reino Unido e Alemanha. Veja a lista completa abaixo:

  1. Estados Unidos
  2. Canadá
  3. China (inclui Hong Kong)
  4. Reino Unido
  5. Alemanha
  6. França
  7. Japão
  8. Emirados Árabes Unidos
  9. Espanha
  10. Austrália
  11. Itália
  12. Singapura
  13. Suíça
  14. Arábia Saudita
  15. Suécia
  16. Nova Zelândia
  17. Portugal
  18. Índia
  19. Brasil
  20. Coreia do Sul
  21. México
  22. Taiwan
  23. Polônia
  24. Argentina
  25. Dinamarca

 

O entusiasmo dos investidores com o Brasil foi influenciado pelo anúncio do ministro dos Transportes, Renan

Filho, em setembro de 2023, sobre a expectativa de atrair cerca de R$ 180 bilhões em investimentos privados para projetos ferroviários e rodoviários nos próximos três anos.

No entanto, fatores como a mudança na perspectiva de redução de juros nos Estados Unidos e a alteração das metas fiscais no Brasil impactaram o cenário econômico e a percepção dos investidores estrangeiros. A pesquisa também avaliou a confiança para investimentos em países emergentes, onde o Brasil ocupou a quinta posição. Confira o ranking dos países emergentes abaixo:

  1. China (inclui Hong Kong)
  2. Emirados Árabes Unidos
  3. Arábia Saudita
  4. Índia
  5. Brasil
  6. México
  7. Polônia
  8. Argentina
  9. Tailândia
  10. Malásia
  11. África do Sul
  12. Indonésia
  13. Filipinas
  14. Chile
  15. Egito
  16. Turquia
  17. Romênia
  18. Vietnã
  19. Costa Rica
  20. Peru
  21. Colômbia
  22. Hungria
  23. Uruguai
  24. República Dominicana
  25. Omã
Painel mostra variação de mercado na B3, em São Paulo. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters