O aguardado Bando Anunciador, manifestação popular que há três anos não acontecia devido à pandemia de Covid-19, volta a movimentar as ruas de Feira de Santana. O evento, organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), terá seu trajeto oficial divulgado.
No próximo domingo (9), bandos sairão de diversos bairros da cidade e se reunirão durante o cortejo, trazendo toda a animação ao centro de Feira de Santana. O roteiro deste ano terá início em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte, localizado na Rua Conselheiro Franco, e se encerrará na praça Bernardino Bahia. Vale ressaltar que o cortejo não retornará ao CUCA nem atravessará o tradicional Beco da Energia, situado entre as ruas Marechal Deodoro e Conselheiro Franco, ponto obrigatório do trajeto em edições anteriores.
Uma peculiaridade deste ano é que o Bando Anunciador de Santa’Ana antecipará em uma semana o novenário em louvor à Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade.
Histórico e reconhecimento
O Bando Anunciador teve sua origem e inicio em 1860, como um anúncio à Festa de Sant’Ana, mas chegou a ter seu cortejo proibido de sair às ruas na década de 80 do século XX. Somente em 2007, por iniciativa da UEFS, o evento foi retomado. Na última edição, em 2019, cerca de 40 mil pessoas participaram do Bando Anunciador. Uma das características marcantes da festa são os “bandos” que partem de diversos bairros de Feira de Santana até o centro da cidade, na Rua Conselheiro Franco, sede do CUCA, e dali seguem em cortejo por diferentes pontos do centro.
Em 2022, o Bando Anunciador passou a fazer parte do calendário oficial de festas populares de Feira de Santana, após a aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Sílvio Dias. Já em 2018, outro projeto de lei, desta vez de autoria do vereador Luiz da Feira, foi aprovado na Câmara de Vereadores, declarando o Bando Anunciador como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
Agora, os moradores e visitantes aguardam ansiosamente o retorno dessa festa tão tradicional e vibrante, que promete encher as ruas de alegria e celebração.