A justiça americana anunciou nesta segunda-feira (15) a condenação de Hannah Gutierrez-Reed, armeira do filme “Rust”, a 18 meses de prisão.
A sentença vem quase três anos após a trágica morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante a filmagem do filme produzido por Alec Baldwin. Hutchins foi atingida por um disparo com uma bala real durante um ensaio em um rancho no Novo México, em outubro de 2021.
Hannah Gutierrez-Reed carregava o revólver utilizado por Baldwin no momento do incidente. Além da morte de Hutchins, o diretor Joel Souza ficou ferido.
Em março deste ano, Gutierrez-Reed foi considerada culpada por negligência. Ela não tomou os cuidados necessários com o armazenamento das armas e munições, nem realizou a devida checagem dos objetos.
Embora também tenha sido acusada de adulterar provas da cena do crime, ela foi considerada inocente nesse aspecto. Os advogados de Gutierrez-Reed culpam a produção do filme por não tê-la chamado para testar os ângulos da câmera enquanto Baldwin manuseava a arma.
Baldwin também enfrenta acusações de homicídio culposo pela morte de Hutchins. Uma acusação anterior foi arquivada em abril de 2023, mas um júri decidiu em janeiro deste ano que há novas provas suficientes para um novo julgamento, agendado para julho.
O primeiro diretor assistente, Dave Halls, admitiu culpa por negligência com arma mortal, evitando assim a prisão. Foi ele quem entregou a arma para Baldwin antes do disparo fatal.
Halyna Hutchins, diretora de fotografia falecida, tinha 42 anos e era conhecida por seu trabalho em filmes como “Archenemy” (2020) e “Blindfire” (2020). Ela nasceu na Ucrânia e estudou cinema em Los Angeles.
“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Baldwin, que teve suas gravações interrompidas após o trágico incidente e foram retomadas apenas em abril de 2023.