ANITTA SE REÚNE COM LIDERANÇAS INDÍGENAS E FIRMA COMPROMISSO COM CAUSAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Neste domingo (19), a cantora Anitta participou de um encontro promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas, em Brasília, onde discutiu pautas relevantes sobre a luta dos povos indígenas no Brasil. O evento aconteceu durante sua passagem pelo Distrito Federal com os “Ensaios da Anitta” e contou com a presença de diversas lideranças indígenas, incluindo a ministra Sônia Guajajara e a deputada federal Célia Xakriabá.

A cantora recebeu agradecimentos por sua contribuição à causa indígena e foi elogiada pelo apoio público às pautas relacionadas aos direitos dos povos originários. “O encontro com Anitta foi de extrema importância para fortalecer as comunicações indígenas e as nossas pautas. Precisamos do apoio de artistas para que a causa indígena seja vista como uma questão humanitária”, afirmou a deputada Célia Xakriabá.

Compromisso com as causas indígenas
Durante o encontro, Anitta presenteou a ministra Sônia Guajajara com um quadro pintado a óleo e reforçou seu compromisso com a causa. “Estou muito feliz em poder discutir e entender como posso apoiar mais a causa indígena no Brasil e no mundo. Muita coisa ainda vem por aí”, declarou a cantora.

Além de discutir pautas como o marco temporal e a participação dos povos indígenas na COP 30, que acontecerá em Belém do Pará em novembro de 2025, Anitta anunciou que doará os alimentos arrecadados nos “Ensaios da Anitta” em 12 cidades para comunidades indígenas.

“Ano decisivo para o país. Pautas urgentes como o marco regulatório devem ser priorizadas e receberemos a COP 30, quando os olhos do planeta estarão focados em nós”, ressaltou a cantora.

Homenagens e projetos futuros
A comitiva indígena presenteou Anitta com dois itens simbólicos: um quadro de vidro com um cocar da ministra Sônia Guajajara e outro quadro contendo catoes e um facão tradicionalmente usados pelas mulheres Kayapó na aldeia Kubenkokre, no sul do Pará.

Anitta também foi convidada a ser madrinha de um evento com jovens indígenas e comunicadores de todos os biomas do Brasil. O projeto tem como objetivo mobilizar jovens de aldeias de diferentes regiões, promovendo ações de comunicação que conectem ancestralidade e tecnologia, tornando a mídia uma ferramenta essencial para a proteção dos territórios indígenas.

União entre arte e ativismo
O encontro simboliza um esforço conjunto para ampliar a visibilidade e o impacto das pautas indígenas no Brasil e no mundo. Com a participação de artistas influentes como Anitta, as lideranças indígenas esperam fortalecer a luta pela preservação dos territórios e culturas tradicionais, transformando a comunicação em um pilar de resistência e transformação social.

Anitta se encontra com lideranças indígenas em sua chegada a Brasília — Foto: Fred Othero