LULA PROMETE “ANO DA COLHEITA” EM 2025 E PLANO PARA ESTANCAR CRISE NA COMUNICAÇÃO

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (20) que o governo federal irá intensificar a comunicação com a população, incluindo uma agenda mais ativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com entrevistas e viagens pelo país. A medida foi anunciada após uma reunião ministerial na Granja do Torto, em Brasília, que discutiu estratégias para enfrentar desafios na comunicação e fortalecer a entrega das políticas públicas.

Enfrentando fake news e desinformação
Rui Costa destacou que o cenário político atual é marcado pela disseminação de fake news e discursos de ódio, muitas vezes impulsionados pelas redes sociais. Como exemplo, citou a recente crise de comunicação envolvendo a medida de fiscalização do Pix, que gerou uma onda de desinformação sobre uma suposta taxação do serviço, levando o governo a recuar.

“O patamar de disputa política mudou de qualidade, e para pior. As redes digitais propiciaram a propagação do ódio, mentira e segmentação de informação. A mim assusta muito quando a gente faz pesquisa e 40% da população responde que se informa exclusivamente por grupo de zap”, afirmou o ministro.

Estratégias de comunicação
Para lidar com esses desafios, Rui Costa e o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, apontaram a necessidade de centralizar e planejar melhor as informações governamentais. Entre as estratégias discutidas estão:

  • Ampliação da presença do presidente: Lula deve viajar mais pelos estados, conversar com lideranças locais e conceder mais entrevistas à imprensa.
  • Uso de múltiplas plataformas de comunicação: O governo deve priorizar redes sociais e outros meios para entregar informações claras e organizadas à população.
  • Combate proativo à desinformação: As ações do governo serão apresentadas com maior transparência, antecipando possíveis narrativas falsas.

 

“Nós não podemos permitir que a mentira prevaleça sobre a verdade. Precisamos colocar os fatos e a verdade. Que a mentira corra atrás da verdade e não o contrário”, reforçou Rui Costa.

Prioridades do governo
Durante a reunião, Lula também destacou a importância de focar na execução das políticas públicas planejadas para os dois primeiros anos de mandato. O presidente enfatizou que 2025 será um ano decisivo para a entrega dos resultados esperados.

“Esse ano será de definição. Nem tudo que foi anunciado já deu frutos. Mas é preciso que a gente saiba que 2025 é o ano da grande colheita de tudo aquilo que a gente prometeu ao povo brasileiro”, afirmou Lula.

Reforma ministerial ainda sem definição
Questionado sobre possíveis mudanças no ministério, Rui Costa negou que o tema tenha sido discutido durante a reunião e reforçou que o presidente ainda está avaliando as próximas etapas.

“O presidente não tomou qualquer decisão sobre isso. Esse assunto não foi pauta da reunião. Ele pode substituir a qualquer hora quem ele queira. Não há previsão de início e nem de final de reforma ministerial”, esclareceu o ministro.

A reunião marca uma nova etapa na estratégia de comunicação e governança da gestão Lula, com o objetivo de fortalecer a confiança da população e enfrentar os desafios impostos pelo cenário político atual.

Presidente Lula e Ministro Rui Costa — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo