O tenista espanhol Rafael Nadal garantiu uma vaga na final de simples do ATP 250 de Bastad, na Suécia, ao derrotar o croata Duje Ajdukovic de virada neste sábado. Esta será a primeira final de ATP de Nadal em dois anos. Além disso, os brasileiros Orlando Luz e Rafael Matos disputarão a decisão nas duplas.
Ajdukovic, que eliminou o brasileiro Thiago Monteiro nas quartas de final, começou forte na semifinal e venceu o primeiro set por 6-4, conseguindo duas quebras de serviço contra uma de Nadal. No entanto, o espanhol recuperou-se no segundo set, impondo-se sobre o croata e vencendo por 6-3.
O terceiro set foi emocionante, com Nadal quebrando os dois primeiros serviços de Ajdukovic, que respondeu devolvendo as quebras e empatando a parcial em 3-3. Demonstrando sua experiência, Nadal voltou a liderar e fechou o set em 6-4, garantindo a vitória após 2 horas e 12 minutos de partida.
Nadal ainda estava programado para disputar a semifinal de duplas ao lado de Casper Ruud, mas a dupla desistiu do confronto contra os brasileiros Orlando Luz e Rafael Matos. Com isso, Luz e Matos avançaram para a final, onde enfrentarão os franceses Gregoire Jacq e Manuel Guinard neste domingo.
Aos 38 anos, Nadal se prepara para competir nas Olimpíadas de Paris, tanto em simples quanto em duplas, ao lado do compatriota Carlos Alcaraz, terceiro no ranking da ATP. Nadal, que já venceu 22 Grand Slams, foi campeão olímpico de simples em Pequim 2008 e de duplas no Rio 2016.
Visando as Olimpíadas, Nadal optou por não participar de Wimbledon para evitar a transição do circuito de grama para o saibro de Roland Garros, em Paris, e prevenir lesões. Ele ficou quase dois meses sem jogar, desde sua última participação no Grand Slam francês em maio, até retornar ao ATP 250 de Bastad.
Marcelo Demoliner Conquista Título em Amersfoort
Também neste sábado, o brasileiro Marcelo Demoliner venceu o título de duplas do Challenger de Amersfoort, na Holanda. Ao lado do argentino Guillermo Duran, Demoliner derrotou os britânicos Jay Clarke e David Stevenson por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/4, consolidando mais uma conquista na carreira.