APAGÃO CIBERNÉTICO AFETA OPERAÇÕES GLOBAIS E CANCELA QUASE 1.400 VOOS

Problema Global Identificado, Anuncia CEO da CrowdStrike

Uma falha significativa nos sistemas de TI causou interrupções em várias atividades ao redor do mundo nesta sexta-feira, afetando operações de companhias aéreas, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações. Segundo a empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h (horário de Brasília), 1.390 voos foram cancelados e 21 mil voos estavam atrasados, de acordo com o Wall Street Journal.

Impacto no Transporte Aéreo
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como Delta, United e American Airlines, suspenderam voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, conforme informou a Administração Federal de Aviação (FAA). Nos EUA, 512 voos foram cancelados. Outros países também enfrentaram cancelamentos: 92 na Alemanha, 56 na Índia, 45 na Itália e 21 no Canadá.

A Ryanair, maior companhia aérea da Europa, orientou os passageiros a chegarem aos aeroportos com três horas de antecedência para minimizar os transtornos. “Potenciais perturbações em toda a rede devido a uma interrupção global do sistema de terceiros… Aconselhamos os passageiros a chegarem ao aeroporto três horas antes de seu voo para evitar quaisquer transtornos”, afirmou a empresa em seu site.

Um repórter da BBC no aeroporto de Luton, em Londres, relatou que o check-in estava sendo feito manualmente, com o uso de papel e canetas devido à falha nos sistemas informáticos.

Outros Setores Impactados
Além das companhias aéreas, hospitais na Holanda, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico também foram afetados. Na Suíça, o aeroporto de Zurique suspendeu pousos até nova ordem.

A Turkish Airlines cancelou 84 voos devido à falha nas telecomunicações, e a AJet, braço de baixo custo da companhia, enfrentou problemas na emissão de bilhetes, reservas e atendimento online.

Resposta ao Apagão
George Kurtz, CEO da empresa americana de cibersegurança CrowdStrike, anunciou que o problema foi identificado e está sendo corrigido. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (…) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.

 

Os passageiros esperam para fazer o check-in no Aeroporto Internacional de Hong Kong, já que algumas companhias aéreas recorrem ao check-in manual devido a uma pane global — Foto: AFP