BAHIA É MODELO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E INSPIRA PROJETO NA COLÔMBIA

A Bahia tem sido reconhecida globalmente por suas ações bem-sucedidas no desenvolvimento rural, tornando-se referência internacional. Projetos como o Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) entre 2015 e 2022, têm chamado a atenção de outros países, como a Colômbia, que agora está implementando uma iniciativa semelhante, denominada Caribe Produtivo.

Representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) e da Agência de Desenvolvimento Rural (ADR) da Colômbia visitaram a Bahia em 2023 para conhecer de perto as ações de sucesso do governo estadual, realizadas através da CAR. Durante a visita, eles participaram de missões técnicas e conheceram cooperativas apoiadas pelo Bahia Produtiva.

Recentemente, representantes de cooperativas baianas compartilharam suas experiências em um evento virtual em Bogotá, consolidando o processo de elaboração do Projeto Caribe Produtivo. Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, destacou a importância do apoio do governo baiano à agricultura familiar, promovendo renda e sustentabilidade. Juscelino Macedo, presidente da Coopatan, ressaltou que ser referência para outros países mostra que estão no caminho certo.

A Bahia recebeu duas missões colombianas em 2023, com a participação do gerente do projeto Bahia Produtiva pelo Banco Mundial, Erivelthon Lima, destacando a importância de compartilhar essa experiência bem-sucedida.

A Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Jhenifer Mojica, afirmou que o projeto implementado no Brasil inspira a política de abastecimento agroalimentar do país ao fortalecer a agricultura familiar e o cooperativismo.

Com base no sucesso do Bahia Produtiva, o Governo do Estado está implementando o novo projeto Bahia que Produz e Alimenta, que visa atender 30 mil famílias e promover o desenvolvimento sustentável do meio rural baiano. O projeto, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), também visa fortalecer a agroecologia, gestão ambiental e resiliência climática, seguindo o legado bem-sucedido do Bahia Produtiva.

 

Fonte: SECOM/GOV/BA

Foto: André Frutuôso/CAR / GOV - BA