Para prevenir o aumento de casos de dengue após a Micareta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a estratégia “Mosquito Zero”. Essa iniciativa englobou uma série de ações para combater o Aedes Aegypti, incluindo a utilização do carro fumacê, que começou a percorrer a avenida Presidente Dutra na última terça-feira (16).
De acordo com a coordenadora, a operação do veículo em conjunto com a aplicação da bomba costal visava eliminar os transmissores da doença no circuito Maneca Ferreira. Ela ressaltou que além do fumacê, os agentes realizariam visitas às residências próximas à avenida para verificar a presença de possíveis focos e aplicar larvicidas.
“Nosso objetivo era garantir a segurança dos foliões durante a festa. Para isso, fizemos o bloqueio com a bomba costal antes e depois de cada dia de evento. Toda nossa equipe, tanto os agentes de campo quanto os de educação em saúde, trabalharam continuamente para eliminar os criadouros do mosquito”, destacou.
Durante os dias da festa, uma equipe esteve responsável por orientar os barraqueiros sobre a importância de evitar a criação de locais propícios para a reprodução do Aedes. “Entrando no clima festivo, nossos agentes estavam caracterizados de mosquito, distribuindo panfletos de forma lúdica e descontraída, mas sem deixar de transmitir a mensagem sobre a necessidade de evitar água parada”, ressaltou.
Por: PMFS