Em uma exibição de garra e superação, o Palmeiras protagonizou uma virada espetacular na noite desta quarta-feira diante do Botafogo, no Estádio Nilton Santos. Após um primeiro tempo difícil, no qual chegou a estar perdendo por 3 a 0, a equipe comandada por Abel Ferreira conseguiu o incrível placar de 4 a 3, mantendo-se na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.
O Verdão permanece na vice-liderança, agora com três pontos a mais, totalizando 57 na tabela. A diferença para o líder Botafogo, que tem um jogo a menos, é de apenas três pontos.
Na próxima rodada, a 32ª do torneio, o Palmeiras enfrentará o Athletico-PR. O jogo está marcado para sábado, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Barueri. O Allianz Parque, casa do Verdão, estará temporariamente fechado para sediar a GPWeek, evento que antecede o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
O Botafogo, por sua vez, terá pela frente um clássico decisivo contra o Vasco na próxima segunda-feira, com início às 19h, em São Januário.
O Jogo
Desde o início, o Botafogo pressionou com vigor. Aos sete minutos, um contra-ataque rápido quase resultou em gol, mas a finalização de Tchê Tchê encontrou o travessão após desviar em Zé Rafael.
Aos 20 minutos, o Botafogo inaugurou o placar com um belo gol de Eduardo, após ótimo lançamento de Marçal para Victor Sá. O Fogão seguiu em cima e, aos 29, Tchê Tchê aumentou a vantagem com um chute potente de longa distância.
Aos 35, em um rápido contra-ataque, Tiquinho Soares ampliou a liderança do Botafogo. O Palmeiras teve algumas tentativas, mas a primeira etapa terminou com uma desvantagem de 3 a 0.
O segundo tempo trouxe um Palmeiras determinado a reverter a situação. Aos quatro minutos, o garoto Endrick chamou a responsabilidade, arrancou para cima de três marcadores e tocou rasteiro na saída de Lucas Perri, diminuindo o placar.
Aos oito minutos, Piquerez cruzou para área e Veiga emendou um voleio, mas Perri defendeu. O Verdão chegou a fazer o segundo através de Breno Lopes, aos 14, mas o tento foi anulado por impedimento do atacante. O Fogão respondeu aos 26, quando Júnior Santos recebeu com liberdade na área e bateu cruzado, para fora.
Dois minutos depois, Adryelson fez falta em Breno Lopes, parando um contra-ataque, e acabou sendo expulso, deixando o Botafogo com um a menos. Mesmo em desvantagem numérica, a equipe teve uma chance de ouro para matar o jogo aos 37. Em um rápido contragolpe, Tiquinho foi derrubado por Rony na área, e o árbitro apontou o pênalti. Contudo, o camisa 9 cobrou mal e viu o goleiro Weverton se esticar para fazer a defesa.
O efeito do pênalti perdido veio logo em sequência. Aos 38, Endrick pegou sobra na entrada da área, ajeitou para o pé esquerdo e finalizou no canto, diminuindo o marcador. O time alviverde ainda foi em busca do empate e conseguiu deixar tudo igual aos 43. Em um lançamento na área, Gómez ajeitou de cabeça para o meio e Flaco López empurrou para as redes.
E ainda deu tempo de arrancar a virada. Aos 53, Veiga cobrou falta com perfeição para Murilo, que estava sozinho na área e tocou para o gol: 4 a 3 no Nilton Santos.
Ficha Técnica
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de novembro de 2023, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Rafael da Silva Alves (Fifa-RS)
VAR: Rafael Traci (Fifa-SC)
Público: 34.913 torcedores
Renda: R$ 1.272.900,00
Gols
Botafogo:
Eduardo (20′ 1ºT)
Tchê Tchê (29′ 1ºT)
Tiquinho Soares (35′ 1ºT)
Palmeiras:
Endrick (4′ 2ºT, 38′ 2ºT)
Flaco López (43′ 2ºT)
Murilo (53′ 2ºT)
Cartões Amarelos:
Palmeiras: Mayke, Rony, Gustavo Gómez, Artur
Botafogo: Cuesta, Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Marçal, Marlon Freitas, Di Plácido
Cartões Vermelhos:
Botafogo: Adryelson
Escalações
Botafogo: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal, Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel Pires), Eduardo (Danilo Barbosa), Júnior Santos (Carlos Alberto), Victor Sá (Philipe Sampaio), Tiquinho Soares.
Técnico: Lúcio Flávio
Palmeiras: Weverton, Gustavo Gómez, Luan (Flaco López), Murilo, Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Rony), Raphael Veiga, Piquerez, Breno Lopes, Endrick.
Técnico: Abel Ferreira