O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) expressou seu apoio à pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), afirmando que ela representa “a novidade, a verdadeira mudança”. Durante um evento na Assembleia Legislativa paulista (Alesp), Alckmin destacou que seu partido tem o potencial de “mudar a vida da população de São Paulo”. Essa demonstração de apoio à pré-candidatura de Tabata diverge da postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve participar da campanha de Guilherme Boulos (PSOL) na capital.
Ao lado de Alckmin, estava o ministro das Microempresas e Empreendedorismo, Márcio França, também membro do PSB e do governo Lula. Alckmin enalteceu Tabata, enfatizando a importância das mulheres na mudança e elogiou a capacidade do PSB em representar uma transformação significativa na vida dos habitantes de São Paulo.
O vice-presidente, uma figura de grande influência na política do estado, foi governador por quatro mandatos consecutivos. Em seu último mandato, entre 2015 e 2018, foi eleito no primeiro turno com uma votação expressiva de mais de 12 milhões de votos, o que correspondia a 57% do eleitorado paulista. Em 2022, Lula buscou sua colaboração para compor a chapa presidencial, visando atrair eleitores de centro durante uma disputa polarizada contra Jair Bolsonaro.
Atualmente, Tabata Amaral é deputada federal e tem a intenção de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes no próximo ano. Nas pesquisas eleitorais, ela figura em terceiro lugar, atrás de Boulos e do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). A cerimônia na Alesp também marcou a formatura da Escola do Voto, um projeto do PSB destinado à formação de novos candidatos a vereador do partido.
O PT em São Paulo já confirmou seu apoio a Guilherme Boulos, com o presidente municipal, Laércio Ribeiro, afirmando que Lula participará ativamente da campanha na cidade. O partido oficializou o suporte a Boulos em agosto deste ano. Outros partidos de esquerda, como PCdoB, PV e Rede, também se aliaram ao deputado federal.
De acordo com a última pesquisa Datafolha divulgada em agosto, Boulos liderava com 32% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito Ricardo Nunes (PSDB) com 24%. Tabata foi mencionada por 11% dos entrevistados, enquanto o deputado federal Kim Kataguiri (MDB) obteve 8%. Ambos estavam tecnicamente empatados. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.