Brasil faz história com quatro Medalhas de Ouro no Boxe Pan-Americano

Santiago, Chile – O boxe brasileiro alcançou um feito histórico nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, conquistando um total de 12 medalhas, sendo quatro delas de ouro. Esta edição do evento se destaca como a que mais premiou atletas do Brasil na modalidade.

As mulheres foram a grande força por trás desse sucesso, sendo responsáveis por todas as medalhas douradas da delegação brasileira. As pugilistas Carol “Naka” Almeida (categoria 50 kg), Jucielen Romeu (57 kg), Bia Ferreira (60 kg) e Barbara Almeida (66 kg) brilharam no Centro de Treinamento Olímpico, demonstrando um desempenho notável.

O treinador-chefe da equipe de boxe brasileira, Mateus Alves, elogiou a performance das atletas e destacou a evolução do Brasil no cenário do boxe feminino continental. “Estou muito satisfeito com a equipe feminina, foi um desempenho monstruoso. O Brasil evoluiu muito com investimento em treinamento, participação em competições fora do Brasil, salário em dia. Hoje, Brasil e Colômbia são as potências do boxe feminino do continente”, afirmou.

Além das medalhas de ouro, o Brasil fechou sua participação na competição com as pratas de Tatiana Chagas (54kg), Michael Douglas Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). No dia anterior, Viviane Pereira (75kg), Luiz Oliveira “Bolinha” (57kg) e Yuri Falcão (63.5kg) garantiram o bronze.

 

Triunfos no Surfe

Além do sucesso no boxe, o Brasil também brilhou nas ondas de Punta de Lobos, em Pichilemu. Duas surfistas brasileiras, Tatiana Weston-Webb no shortboard e Aline Adisaka no SUP (stand up paddle), asseguraram seus lugares nas finais de suas respectivas categorias, ambas disputarão o ouro. Além disso, a delegação brasileira já assegurou mais três medalhas na modalidade, com Carlos Bahia e Chloé Calmon no longboard, e Luiz Diniz no SUP. As finais estão programadas para a próxima segunda-feira (30), após uma pausa de dois dias devido às condições climáticas.

 

Fonte: Agência Brasil