A Prefeitura de Feira de Santana emitiu um decreto regulamentando o comércio durante o tradicional Bando Anunciador, que ocorrerá no domingo, dia 9. Segundo o decreto, alguns itens estão proibidos de serem comercializados durante o cortejo.
Entre os itens proibidos estão: churrasquinho no espeto, bebidas em garrafas e copos de vidro, churrasqueiras e/ou fogareiros, carrinhos de mão e pranchões, objetos perfurocortantes, coolers, caixas térmicas e similares com finalidade comercial, além de mesas e cadeiras de ferro e/ou madeira.
Também está proibida a comercialização das bebidas artesanais conhecidas como cravinho e príncipe maluco, bem como a utilização de fogos de artifício, serpentinas metálicas e similares. Além disso, fica vedada a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos.
O Bando Anunciador sairá a partir das 6h, com concentração próxima à Praça da Matriz. O trajeto seguirá pelas ruas Conselheiro Franco, Froes da Mota, Santos Dumont, Ladeira do Najé e avenida Senhor dos Passos, até chegar à praça Bernardino Bahia, local de encerramento.
O evento, organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), resgata a tradição das homenagens à padroeira da cidade, Senhora Santana. A última edição do Bando Anunciador ocorreu em 2019, sendo suspenso nos anos seguintes devido à pandemia da Covid-19.