O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou preocupação neste sábado (1º) com uma “ameaça séria” na usina nuclear de Zaporizhzhia, que está ocupada pelos russos. Zelensky afirmou que a Rússia está “tecnicamente pronta” para provocar uma explosão localizada na instalação. O alerta foi baseado em informações da inteligência ucraniana.
Durante uma entrevista coletiva em Kiev ao lado do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, Zelensky pediu uma maior atenção internacional para a situação na usina, que é a maior usina nuclear da Europa. Ele também solicitou sanções contra a estatal russa Rosatom, responsável pela usina.
A ocupação da usina de Zaporizhzhia pela Rússia ocorreu no início de março do ano passado, como parte da invasão russa à Ucrânia. Tanto Kiev quanto Moscou trocaram acusações de bombardeios à instalação. A Rússia negou as acusações de preparar uma explosão na usina.
A Ucrânia possui um histórico trágico relacionado a acidentes nucleares, sendo o país onde ocorreu o desastre de Chernobyl em 1986, que resultou na dispersão de material radioativo por grande parte da Europa.