Cerimônia histórica marca a celebração do Bicentenário da Independência da Bahia.
O governador Jerônimo Rodrigues, do PT, marcou presença no cortejo do 2 de Julho ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia teve início no Pavilhão da Independência, no Largo da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras da Bahia e do Brasil, além de homenagens às grandes figuras do evento. Mais tarde, Jerônimo Rodrigues recebeu Lula em seu carro aberto, e juntos participaram do desfile comemorativo ao Bicentenário da Independência da Bahia.
Ao chegar no Largo da Lapinha, o governador fez um pronunciamento ao lado de autoridades, incluindo o secretário da Cultura, Bruno Monteiro. Jerônimo destacou a importância da comemoração deste ano, que busca reescrever a história do Brasil e valorizar personagens que muitas vezes são negligenciados.
Durante o cortejo, Jerônimo foi recebido pelo povo nas ruas com uma mistura de vaias e aplausos. Nas proximidades da Praça da Soledad, ele recebeu o ex-presidente Lula e a primeira-dama Janja. Na frente do carro, as ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, também desfilaram até a Praça Municipal.