Neste sábado (1), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou em suas redes sociais a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cortejo cívico do 2 de Julho em Salvador. O evento faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Lula estará presente na caminhada que acontecerá da Lapinha até o Pelourinho, com início marcado para às 9h. No entanto, devido à participação do presidente no cortejo matutino, sua presença na chegada dos carros da Cabocla e do Caboclo ao Campo Grande, às 16h, foi cancelada.
Além da caminhada, a cerimônia solene contará com o hasteamento das bandeiras pelas autoridades e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico, simbolizando a importância histórica do evento.
Essa não é a primeira vez que Lula participa do 2 de Julho na Bahia. No ano de 2022, o ex-presidente acompanhou o cortejo, percorrendo o trecho inicial do trajeto.
A presença do presidente no evento é um marco importante para os baianos e reforça a relevância histórica do 2 de Julho como data símbolo da luta pela independência do Brasil.